domingo, 13 de maio de 2012

O estado de Latência

Está aberta oficialmente a nova coluna desse blog!

O Estado Canino foi o que eu chamei de rascunho piloto pra esse nova frente e vale a pena ser lido pois o de hoje é parecido, porém sob perspectiva diferente. No piloto, para você preguiçoso que não quis ler, usa da animalização para retratar um tipo de relacionamento. Aquele do seu amigo(a), primo(a) ou seu. A incessante tentativa da conquista pelo entretenimento.

É um tipo de relacionamento complicado. Sabemos quando não somos aceitos e fica evidente. Acontece que o outro, visto que é a visão dele agora, não quer deixar claro. Teme a nitidez. Chamar o outro de adestrador cai bem. O adestrador gosta de brincar de amanhã e o hoje não faz sentido. O pobre cão quer resultados, busca bolinha ou graveto e vive o presente. Há aí uma incongruência.

Haverá um ponto de inflexão.
O adestrador nunca está preparado. Gosta também de pensar, mexer com lógica em algo nada exato. Será que ele não percebeu que precisa se envolver pois a bolinha não é lançada sozinha? Ele acaba como gargalo da relação e sabe disso. A única ação que faz é usar seus truques para satisfazer momentaneamente o animal. É como é sábio.

Na prática, rola aquela história de que quando um não quer, dois não vão. É por aí. Mas e aí, esses estados têm solução? Todos já brincamos de adestrar alguém. Alimentar um contato com palavras vazias e cultivá-lo pra vida é melhor do que descartá-lo. É a nossa insegurança nos dizendo que podemos sim ficar sem nada. Somos na verdade vulneráveis.

Jogos sadios são jogos sadios. Enquanto os objetivos estão em congruência não há problemas nenhum. Cultivar a incongruência que não é legal, tanto pro cachorro. O cão sabe que não está dando certo, mas persiste e se esforça com novos truques. As amizades ajudam a desembaçar a vista do animal, pois por si só não é capaz. Quando o outro nota que seu contato está deslizando de suas mãos, ele volta a brincar. É esse o ciclo. 

Já vi cachorros saírem felizes desse ciclos pois foram profissionais e conseguiram tirar o adestrador do estado de latência, e trouxeram o amanhã para o hoje. A maioria tenta para de brincar. Parte consegue e atinge outros estados, outra parte saí parcialmente, no fundo vê no amanhã a solução dos seus problemas, assim como o outro de quem estava correndo. 

O sentir é momentâneo, forte e impulsivo. O pensar é o atalho para o amanhã! O pensar vem primeiro, a etapa final é o sentir.  Inverter a ordem, adestrador, não é bom. Sentir antes e depois pensar, é um movimento progressivo e retardado!

Ps: A difícil decisão de parar de jogar foi apresentada em Soprando Fitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário