quinta-feira, 3 de maio de 2012

Submersão

'O mundo virtual é um mundo de relações humanas!'. 

É dessa forma que o jornalista Marcelo Tas começa o vídeo sobre o mundo virtual, na coletânea de estratégias para a vida do excelente Cpfl Cultura. Isso contradiz o pensamento de que a internet é um rede de computadores. Hoje, ainda mais nessa coluna, já observamos várias análise de nossos comportamentos na internet e essa extensão da nossas vidas, estando conectados.

Os Níveis de Submersão
Atualmente, nossas vidas não se restringem somente ao que é real e corpóreo. Hoje, temos a extensão de viver na web. É nas redes sociais que é possível 'viver' mesmo dormindo, ou até morto. Aqui, o tempo é contínuo, e realmente não pára. Quantas vezes nos intrigamos com a capacidade de algumas pessoas  passar o dia todo jogando um game online ou se relacionando pela internet? 'Será que elas não tem vida?', nos questionamos.

Controversamente, quantas vezes não percebemos quanto tempo perdemos conectados à uma rede social, a espera de notificações ou bisbilhotando a vida alheia? Será que a gente não tem vida então?! É a mesma questão que levanto aqui. Para ambos os casos, estamos envolvidos com outras pessoas seja cooperando em um RPG, ou lendo sobre suas vidas expostas na rede, deixando dessa forma tudo mais interessante. A internet serve como uma extensão da vida, mas nunca a substituirá!

Dessa forma, podemos observar que temos níveis de inserção nessa rede. Os que usam moderadamente, de nível normal, extrai, teoricamente, um ótimo proveito do intuito das redes sociais: Aproximar pessoas. Já os que estão permanentemente conectados, esperam que essa extensão seja a mais verossímil possível, e se frustra com as constantes limitações da conectividade.

A internet, mesmo sendo um mundo de relações humanas, é impessoal, na maioria dos seus casos. As conversas prioritariamente são por base de textos, e expressamos emoções através de caricaturas amarelas denominadas 'emoticons'. Sim, evidente que temos o chat por voz, que aumenta consideravelmente o grau de realidade dessa interface, mas quantas vezes você conversou com um amigo por voz? Ele reclamou que não tem microfone? Você temo seu? Tem gente por perto? 

Para piorar, o relacionamento de pessoas de níveis de imersão diferentes são complicados. A importância de um comentário e apropriação, ou não, de outro é bastante relativo e pode causar um stress mudo em uma das partes. É tão complicado que recentemente na revista Época trazia como capa um best-seller americano sobre etiqueta virtual. Sim, temos agora bons modos para amenizar os diferentes níveis de imersão. 

Um maior controle do seu nível de imersão se faz necessário nessa nova era. Verifique se a água já está na cintura para não acabar em uma zona de perigo. Tudo que temos ao nosso alcance na interface digital é muito útil, mas ainda uma extensão de nossas vidas. A extensão está aqui, para nos unir, nos aproximar e possibilitar inúmeras atividades que podem ser muito bem feitas na vida real. Local de Curtir, Comentar e Compartilhar vai muito além de uma tela. 

Leia Também: Mão Única

Nenhum comentário:

Postar um comentário