sexta-feira, 25 de maio de 2012

Metalinguagem

Estive encarando a tela por 3 minutos.

Vocês deviam ver como é a interface para escrever um post. É um quadro branco e alguns opções de formatação. Se ele fosse uma câmera, certamente teria retratos de pura incompreensão. Essa tábula rasa me confunde.

Talvez algum outro escritor que passe pelo mesmo processo possa me esclarecer sobre o ato de escrever. É um processo premeditado ou encaramos a tela e vamos combinando as teclas de maneira a fazer soar bem aos nossos olhos? Repetimos insensatamente o ato de ler e reler as pequenas frases e linhas que vão aos poucos dando preenchimento ao quadro branco. 

Na sua metade, já consigo ver através do espelho, caso ao invés de câmera, agora fosse um espelho, um sorriso no meu canto da boca. Algo que diz, estou escrevendo. É um processo interessantíssimo. Ás vezes meus dedos escrevem palavras que nunca usei em uma conversa, ou que tenho que confirmar o seu significado em um dicionário pois ao escrevê-la inconscientemente não a percebi. 

E vai ganhando forma. Ao seu término eu estou me questionando sobre o que eu escrevi. Não sei premeditar meus post, sempre começo em algo e termino em outro. Classificá-los então é outro problema: Se classifico antes de finalizá-lo, tenho sempre que alterar o marcador pois ele terminou com cara de outra coisa, e classificá-lo ao término é pior pois ele se desbrocha em uma infinidade de interpretações.


2 comentários:

  1. Então meu amigo. No Meu Patrocinador, nós não temos datas para postagem, embora isso esteja incluso num plano nosso de expansão para os próximos meses. Mas nós fazemos uma coisa chamada "reunião editorial", e temos uma "editora" informal. Numa equipe de 3 a 4 pessoas, nós discutimos idéias de textos, normalmente trazidas por mim e pelo Rueles para verificar a aceitação daquele grupo como um teste. Quando um de nós se encontra com bloqueio, os demais fazem um brainstorm para gerar idéias.
    Entretanto, esse branco tem sido cada vez mais raro, por um motivo bem simples: costume. Quando você acostuma sua cabeça com a idéia de estar constantemente gerando "motes", tudo serve de inspiração. Durante uma conversa comum de aconselhamento sentimental foi que eu encontrei o tema de um dos meus próximos textos. Outra coisa que fazemos é manter um "estoque" de idéias para essas situações. Ajuda também colocar uma música enquanto encara aquela maldita tela branca, ou passar um tempo visitando outros blogs. Espero ter ajudado, cara. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. fazia tempo que vc não me surpreendia assim. hahaha parabéns pelo blog gostei mesmo!!!

    ResponderExcluir