sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Janela Aberta

Você já ficou espantado? Perplexo? Sem saber o que fazer diante de uma situação nova?

É assim que se inicia o primeiro capítulo de 'Ser ou não Ser', uma série do Fantástico exibida em sua primeira temporada nos anos de 2005 e 2006. A filósofa Viviane Mosé ainda complementa que foi desse sentimento que surgiu a filosofia. Filosofia, por que filosofia?

Meu primeiro contato com ela foi no ensino médio. Acompanhei a história do mundo também pelas correntes filosóficas e seus nomes, assim como acompanhei nas disciplinas de literatura e artes as suas respectivas escolas literárias e artísticas. Tudo complementava a tradicional disciplina de história. Filosofia era um complemento. 

Um complemento que nem sempre complementava. Tinha muita dificuldade em compreender alguns textos e principalmente de encaixar essa peça no tradicional quebra cabeça da linha do tempo histórica. As datas dos movimentos não batiam, os locais também, e quantos nomes. O raciocínio linear me bloqueava na compreensão de que as coisas ocorrem multidirecional, simultâneas e em vários locais. A comunicação não era a das melhores naquelas épocas, e grupos diferentes discutiam as mesmas coisas em locais ... diferentes. 

Por um tempo me esqueci dela. Flash me ocorriam nas várias referências de 'Lost', mas era só. Reencontrei ela no Cpfl Cultura, que aconselho a todos dar aquela visitadinha por lá. Dentro dos seus ciclos de palestras, algumas tinha um cunho mais filosófico, e estando mais maduro preparado, aquilo tudo fazia sentido. Encontrei uma janela aberta para o pensamento.

Recentemente, vulgo ontem, terminei de assistir a primeira temporada de 'Ser ou não Ser' que me lembrou muito bem uma série britânica chamada 'Guide to Happiness'. Essa trabalha com temas do cotidiano que nos remexe, apresentando o pensamento de determinado filósofo para obter sucesso com tais questões. Em síntese, tão bem feito quanto 'Ser ou não Ser'.

Deixarei para todos os interessados, o link do primeiro episódio de 'Ser ou não Ser' e também um episódio de 'Guide to Happiness' para a vossa contemplação. Viviane Mosé afirma em um de seus episódios que a filosofia não precisa ser útil, que não importa o resultado. O que importa é exercer o pensamento! Vamos lá?



Os episódios de Guide to Happiness estão sem legendas, http://www.youtube.com/watch?v=S24FxdvfOko

Nenhum comentário:

Postar um comentário