sábado, 3 de novembro de 2012

Visualizado Por Ninguém

Esta postagem foi visualizada por João, José, Maria, Ana ...

Para você que ainda não reparou, irei introduzir a modificação implementada recentemente pelo facebook: o visualizador de postagens. Todos os grupos existentes que foram criados a partir da implementação  receberam tal visualizador, enquanto que os antigos grupos estão também sendo contemplados gradativamente.

Um recorde de visualizações

A cada nova postagem, é possível verificar 'visualizado por' (na versão em inglês 'seen by') seguido do número de usuários do grupo que acessaram a postagem. Ainda assim, clicando no número, podemos ter acesso a todos os nomes quem compõem tal quantidade. Nas redes de discussões, tal modificação é a segunda mais comentada, perdendo somente para a notificação de visualização de mensagem particular pelo outro usuário. (Mais detalhes em Transparência Digital.)

Está cada vez mais difícil não brincar de facebook. Acessar um grupo e simplesmente percorrer suas publicações, faz com que você fique marcado como um usuário que está ciente e visualizou as publicações dos outros membros. No mínimo que você deu uma passadinha por ali. Na prática, esse serviço é uma extensão das ferramentas do facebook e mantém a sua principal característica, o comprometimento dos usuários.

Primeiramente, o facebook balançou com o descomprometimento dos seus usuários do chat impondo restrições ao status offline (Mais detalhes em O Descomprometimento Digital). Quer ficar ausente, fique, contudo não verás quem está  online (Outros detalhes em É foto, nome e bolinha verde). Em segundo momento, balançou com as mensagens privadas dos usuários, notificando-os quando o seu amigo visualizou a sua mensagem. Por fim, está modificando a movimentação nos grupos, que até então era o único refúgio digital pertinente. Nossa navegação deixará rastros.

Podemos esperar outras modificações na forma como interagimos com o facebook, todas elas seguindo a mesma linha, a de que os usuários se envolvam com a dinâmica da rede social. As melhorias afetam mais os usuários que pouco se envolvem com o ambiente e que insistem em parasitar informações alheias sem serem descobertos. Esses veem seus refúgios estão cada vez mais escassos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário