sábado, 5 de janeiro de 2013

Dois mil e sete

Você encontrará tesouros limpando suas coisas.

São relíquias, fragmentos da nossa história e sujeira. O destaque desse ano foi para um Laudo Psicológico do autor desse blog, realizado em 2007. Sim, eu tenho um Laudo Psicológico!

Não, eu não fui a uma psicóloga! Ela que veio até mim, ou melhor até nós. A oportunidade surgiu durante a conclusão do ensino médio, no auge dos meus dezessete anos, onde toda a turma poderia consultar da disciplina optativa para o autoconhecimento e orientação vocacional. De fato, uma proposta bastante interessante para o contexto do ano letivo.

Cinco anos depois, concluído meu curso de graduação, reencontrar esse laudo foi bem legal. Nesse tempo todo morei sozinho, fui pro exterior, aprendi com o coletivo e embarquei em muitas aventuras com os amigos. Todo esse período foi fundamental para a compreensão do si e de mundo e lendo novamente o documento, cheguei a conclusão que a psicóloga, embasada por sua metodologia, me conheceu profundamente antes mesmo de mim.

Dividido em histórico de vida e perfil psicológico, o laudo de duas páginas apresenta gráficos quantitativos e uma descrição detalhada sobre as atividades realizadas. Venho aqui eternizar partes desse documento para que ele seja outra vez uma surpresa quando reencontrar com esse texto na posteridade. 
1. Relaciono bem com amigos e ambiente escolar. Prefere disciplinas ligadas a parte exatas. Demonstrei interesse pelos cursos de Engenharia Civil, Mecânica e Produção.

2. Facilidade para novas aprendizagens. Lida com problemas do dia a dia com senso prático. Grande capacidade de abstrair conteúdo.

3. Determinado para buscar opções para sua vida, embora com certas dificuldades. Se conhece satisfatoriamente. Tende a pensar por si mesmo na escolha profissional, sem muitas influências. Maturidade para escolha profissional um pouco abaixo do esperado.

4. Não parece expressar desejo de prestar assistência às pessoas. Imaginativo e Fantasioso, de certa forma, pode interferir em seus julgamentos e opiniões. Gosta de relacionar com os outros, mas sem necessidade de buscar apoio. Ambicioso. Esforça para vencer obstáculos. Parece não gostar de manter uma organização e equilíbrio. Dificuldade para agir de modo livre.

Como disse, cinco anos se passaram. Trabalhei e desenvolvi muitas características pontuais, mas a essência é essa. Olhando para trás é uma boa análise do autor em 2007. E você, já realizou algum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário