terça-feira, 7 de agosto de 2012

Run!

Não são Olímpicos, mas fazem muito sucesso!

Sabe aqueles jogos que você corre feliz por toda vida e não tem fim? Aqueles em que a finalidade é basicamente você obter uma pontuação excelente e gabar de seus amigos quando eles forem jogar e não chegar ao seus pés. Aqueles que iniciam devagarinho e daí vai ficando rápido e mais rápido até que você desvia de obstáculos ou coleta itens involuntariamente. Estamos falando a mesma língua? 

Jetpack Joyride: Desafio em 2D e referência de jogabilidade
Acontece que os novos jogos dessa linha estão se desenvolvendo e ganhando novas jogabilidades. Por ser uma linha de games sem propósito visto que você não tem chefão, não tem princesas, não tem mundos, eram considerados jogos que enjoava muito fácil. Imagine um game desse para qualquer console? Praticamente não vemos jogos desses tipos, em compensação para tecnologia móvel, como celulares, ipods e tablets, estão repletos. E aí?

Temple Run: Pioneiro no sucesso
desse segmentos em devices
Evidente que a trama de jogo para console é uma e para devices é outra. Não é a intenção ter um RPG de horas no seu bolso, ou jogos de tamanha estratégias. Usamos a tecnologia móvel para nos distrair em momentos rápidos. As limitações também ajudam a chegarmos nessa conclusão.  Os comandos em tela na maioria dos devices limitam a jogabilidade, nessas e outras esses joguinhos de pé na estrada se dão bem.

Nos aplicativos do app store da Apple, tivemos a algum tempo um sucesso de downloads que foi o jogo Temple Run, que avalio como um dos difundidores desse tipo jogo. Pra que não conhece, o objetivo é fugir de macacos (?) correndo por um cenário de ruínas (?) e coletando moedinhas e desviando de galhos, pontes  e buracos e FIM. Confesso que enjoei com 2 dias dele e desinstalei. 

The End: Gráficos mais realísticos
 e melhor jogabilidade
Acontece que seus sucessores estão por aí conquistando o mercado e com estratégias anti-enjoo muito melhores e eficazes. É o caso do The End e do Jetpack Joyride, vencedor de prêmios como o melhor jogo de ação/arcade de 2012 e melhor jogo para iphone/ipod de 2012. Jetpack Joyride utiliza somente um toque simples na tela como comando e nada mais.Basicamente a finalidade de correr e ser feliz coletando e desviando continua, só que agora, direcionada.

Ao contrário de Temple Run, em que as missões ficavam amoitadas numa seção do menu principal, nesses outros exemplos somos direcionados a cumprir tais missões em sequência o que funcionalmente entendemos como fases. Simplesmente um jogo sem fim, transforma em um jogo com final. Na realidade é deixar a jogabilidade de 'jogar por jogar e obter placar elevadíssimo' de segundo plano e chamar o jogo para seus objetivos com níveis de desafios.

Não há a necessidade de informar que tais modificações tornaram os jogos mais direcionais e menos enjoativos, alguns ainda afirmam que estão ainda mais viciantes. 

*Todos  os três jogos citados estão disponíveis em versão gratuita pelos próprios  criadores e  alguns contém a versão pro  que é  paga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário