sábado, 10 de março de 2012

Vou lhe jogar no meu baú

Qual o é a repercussão sobre 'o que você pensa' nas redes sociais? Já parou pra pensar nisso? 

Atualmente, aponto o facebook como minha principal rede social, sempre que estou conectado a internet, fico logado no site, online, bolinha verde mesmo, e daí continuo a navegar ou realizar algo que havia planejado. Acontece que poucas vezes posto algo que seja além de fotos, ou atualizações do meu perfil no próprio site. São raras as vezes que compartilho algo.

Tenho 598 amigos no facebook, sem contar os assinantes, poucos, porém também recebem o que eu posto. Logo, é uma quantidade razoável de pessoas atingidas pelo o material que irei compartilhar. Número que se estende muito além da quantidade de leitores desse blog. Eu tenho meio que algo que chamo de  motivo para o porquê de não fazer. Tudo está a um simples click, e as pessoas muitas vezes não pensam duas vezes na plataforma virtual. O 'curtir', 'comentar' e 'compartilhar' são muito atrativos.

Tenho medo da contradição e do ridículo. Se forem explícitos claro. O que não ocorre no twitter. Quantos de vocês não tem perfil no twitter por exemplo, muitos, ou a maioria. Pra mim, o twitter é uma terapia, é minha 'penseira'. Sabe quando você pensa algo sozinho, entende um sentido diferente pra uma música que você nunca havia entendido, assiste O vídeo da semana e por aí vai? É lá que eu deposito.

'Vivo e mágico, como as coisas boas que tem lá'
Daí, gosto de tempos em tempos de rever o que eu pensei, de relembrar meus pensamentos, coisas esquecidas, coisas do meu baú. Ás vezes eu me pergunto: e se esse tweet tivesse no meu facebook, seria a mesma coisa? Provavelmente teria alguns 'likes', e alguns 'coments'. Lá, você é principalmente absorvedor de idéias. Tudo que aparece no seu 'feed de notícias' você lê, curti ou compartilha. Coisas que nem eram pra serem lidas, curtidas ou compartilhadas. Tudo vira notícia, tudo polemiza. Lá também tem os polemizadores de plantão, que vocês devem conhecer bem entre seus amigos.

Também de tempos em tempos gosto de testar, fazer algumas experiências, lançar alguma frase simples de propósito, combinada com outros amigos e assistir a repercussão nas redes sociais ou outras coisas do tipo. Ontem, como exemplo, postei 'nunca vi estrela cadente' que faz referência a um hit da internet, meio desconhecido, porém com 763831 visualizações no youtube. Postei por postar, e aí? virou notícia, recebi 9 comentários, entre eles me ensinavam a procurar estrela cadente, pessoas incrédulas por que eu nunca tinha visto uma e pessoas descrevendo suas experiências com estrela cadentes e meteoritos. O que foi super legal, dessa vez.

No twitter, posto e passa batido. As pessoas só observam. Acho que meus seguidores nunca estão lendo o que eu o posto, daí estou em casa. Ao contrário do facebook, lugar em que se eu postar 'Fulano é o novo líder' serei apedrejado! :)

Por isso que eu gosto do twitter, por que ele guarda pra mim minhas idéias, e somente quando é muito pertinente, alguém RT ou Reply. Lá eu também conheço as pessoas pelo o que elas pensam, por que como eu, não acham que terá repercussão, e daí, postam mesmo. Vamos compartilhar o que é nosso, vamos pensar mais.

Ps: Nunca postei no facebook sobre meu blog, ou 'criei um blog', 'leiam meu blog'. Agora, verifique meus tweets, veja como são diferentes.

Um comentário:

  1. Pensei que fosse a única a ver assim..rs
    Essa "falta de visibilidade" que a aparenta o twitte ali, solitário... inofensivo, dá uma sensação de segurança. Como se estivessemos falando sozinhos ou/e com estranhos -ao mesmo tempo! Também posto mais no twitter.

    ResponderExcluir