quarta-feira, 7 de março de 2012

Algum reflexo

É hora de Filosofia de bar! Mas será que pra filosofar tem hora? Desfoque a parte, é dessa coluna o post de hoje.

Uma vez estava acompanhando uma palestra no 'Cpfl Cultura', que foi instituído pela 'Cpfl Energia' como forma de inserção social por meio de iniciativas culturais e possui parceria com o 'Café Filosófico' e 'Invenção do Contemporâneo' produzindo assim, material de excelência disponibilizado na internet ou na TV, que me chamou atenção devido a uma frase em especial.

Em síntese, a palestra era do ciclo mensal de vídeos sobre o Ódio, tema do mês, essa em especial falava do Xenofobismo que está muito presente na Europa atualmente, como forma de medo e tentativa de proteção. Mas o que me chamou atenção é que em dado momento, o palestrante usou a seguinte sentença: 

"Eu só me interesso pelo outro na medida que ele reproduz aquilo que eu sou." 
Dante Gallian.

De fato, essa frase pode apresentar um estranhamento inicial para alguns, porém de cara me identifiquei e identifiquei o sentido que ela transmite: do ser mutável. Nenhuma pessoa é estática! Pelo contrário, somos adaptáveis e dinâmicos, influenciados pelo meio. Vocês se sentem 100% a vontade em uma nova roda de amigos? Não! Buscamos aprovações, e como forma de conseguir, tentamos demonstrar, ou ser o que está agradando.

Não é que eu vejo um pouco de você em mim.
Eu particularmente, vivencio a frase do Dante no cotidiano. Tento identificar o mais rápido possível os interesses do outro, e na medida do possível interseccionar com os meus. Eu sou um pra cada um, e não teria como não ser. Cada um me conhece até o ponto que se faz necessário. Ao aprofundar no comum, mais detalhes são trazidos e mais afinidade se cria.

Não me venha falar que isso é ser falso, pois não é. Ser falso é ser estático. Sempre o mesmo, sem adaptação. Eu sou verdadeiro. Minha relação com um é diferente da relação com outro visto que os interesses, ou dzinteresses, são diferentes. É natural. Tento encontrar em cada um algo que me interesse, que seja comum, para correlacionar e fazer disso o primeiro passo. Seguindo essa mesma linha, detesto radicalismo. Radicalismo é estático, sem oportunidade de flexibilização. Somente o radical se identifica com o radical.

O mesmo vale pra esse blog, tem várias colunas, e você só se interessará pelas quais ela te reproduz. Esse é o motivo pelo qual a coluna de Vida2.0 é tão popular. Você se vê fazendo aquilo ao ler, e nisso cria afinidade com o blog. 

Tem que ter jogo de cintura, mostrando pra cada um o que é você ou do que você gosta porém, na medida certa. É o que eu tento fazer aqui, ao escrever, ao selecionar os temas e textos, vou depositando tudo devagar, e mostrando na medida em que possa interessá-lo também, pois assim nasce um vínculo e daí logo mais estaremos em assuntos nem tão comuns, que serão conversados ou apresentados de forma mais natural, e com melhor aceitação. Coisas de que você nem gostava tanto.

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, muito bem pensado. E caramba! Quando vi que alguém além de mim vê a Cpfl Cultura, e acha ela interessante fiquei super feliz, foi muito bom ler este texto.
    Estou anciosa para ler o próximo, que fique bem claro haha! ;)

    ResponderExcluir