sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bem a sua cara não entender

A ideia da coluna 'Pé da Letra' é discutir algumas expressões ou palavras que eu tenho alguma aversão ou estranhamento. Exatamente, todos (todos?) temos aquelas palavras ou frase que detestamos ouvir, que soam de forma estranha quando contextualizada ou até mesmo engraçadas. Sendo assim, será nessa coluna que debateremos algumas delas. Aceito sugestões para próximas postagens dessa coluna.

Pé da Letra #1: 'É bem a sua cara'

- Acho que eu vô tomar sorvete ...
- É bem a sua cara.

Como reagir em situações como essas? O que ele quis dizer com isso? Eu tenho mesmo a cara de sorvete?

- Deixa eu te contar, criei um blog.
- Tua cara isso ... 

Será que devo franzir a testa? Posso ter cara de tudo, mas pô, Blog não né.

Essa expressão não é uma das minhas favoritas. É como se alguém te falasse algo que você não entendeu, e fica estampado na cara, que é bem sua por sinal, que você não entendeu o que aquela pessoa quis dizer. Será que ela entendeu o que ela falou? Claro, ela entendeu, mas é bem a nossa cara não entender. 

Na realidade, espera-se que quando alguém fale isso pra você, esse alguém seja próximo, que te conheça e saiba dos teus gostos e desgostos, hábitos e ócios. Por que senão meu amigo, aí como dizem, a coisa ficou séria. Nesse segundo caso, o que eu vejo no diálogo é uma nuvem, embaçada, como se escondesse a lógica da conversa, como se a função da própria expressão fosse causar em você uma inquietação.

- Nossa cara, devia ter te apresentado aquela 'mina', é a tua cara.
[ Nuvem embaçada entra em cena ]
                                                            

A lógica morreu aí

Se 'ser a sua cara' é uma atitude que, a partir do conhecimento prévio de locutor sobre você, era esperada, ela pode em algumas situações, causar algum incomodo quando dita. Não é? Por isso, eu digo que esse blog que está lendo é bem a sua cara! Não deixe de voltar.

[Nuvem embaçada entra em cena pra você também em 3, 2, 1 . . .] 

Um comentário: