quinta-feira, 12 de abril de 2012

Óculos Escuros

É Filosofia de bar a pauta hoje! Decidi retomar essa coluna após conversar com um amigo, e durante essa conversa, lembrei do post As Posições das Figuras. [Clique no link e confira o texto].

Eu iniciava o post com uma referência sobre a inexistência de uma verdade absoluta. Acontece que muitos ainda não entenderam isso na prática, e insistem afirmar que 'o que lhe cerca' é o mundo, e não 'a sua concepção de mundo'. É tamanho egoísmo esse pensar, que se o mundo que eu vejo e escuto é o mundo de verdade, eu tenho a capacidade de distinguir o que é e não é. Como se a realidade do outro fosse igual ao minha. fosse não, 'é'.

Será que falta empatia? Colocando-se no lugar do outro, melhora as coisas? Insistimos em desvalorizar aquilo que não conhecemos, que não temos acesso ou que simplesmente soa estranho aos nossos olhos. E Qual olhos você tem?! Você consegue ler aquela placa ali na frente? Sim?! E seu amigo aí do lado? Não?! E ainda acha que o que você vê é a verdade? ou seria a sua verdade, a sua concepção de mundo?

Não sei por que ainda insistem em dizer que o Brasil é tão grande.
É um raciocínio tão simples, mas muitas vezes impraticável. Quantas intrigas não seriam evitadas se analisássemos os fatos sob uma ótica diferente? Uma visão panorâmica, uma de dentro pra fora, uma do lado de lá e outra do lado de cá. Sacou? Compreender que a concepção do outro é diferente é o caminho mais curto para a aceitação de uma opinião contrária. 

Quem vive de óculos escuros, nunca estará apto para dialogar.

Um comentário:

  1. Adorei a reflexão, uma vez que, o mundo não é só concreto e real, mas subjetivo, e nossa subjetividade, entendida como maneira de ver e compreender o mundo e as relações com esse mundo (como dito, concepção de mundo), é construida a partir do objeto concreto (mundo), e o mais lindo da condição de humano, é justamente essa possibilidade da construção subjetiva, peculiar, do modo como compreendemos o mundo...LIndo!

    ResponderExcluir