sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Oração


25 de janeiro de 2012, colação de grau dos cursos de Ciência Biológicas, Engenharia  Elétrica   e Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS) , UNESP.

Discurso do Orador

Primeiramente gostaria de saudar o Professor Dr. Marco Eustáquio de Sá, diretor da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, demais autoridades já anunciadas pelo cerimonial, membros da congregação, caros colegas, senhores pais, senhoras e senhores. Bom dia.

Gostaria de agradecer também a oportunidade de representar todos os formandos através de algumas palavras, tentando expressar aqui, toda nossa a jornada.

Por mais diferente que tenha sido o caminho que aqui percorremos, tivemos muito em comum. Compartilhamos das muitas dúvidas, críticas e receios. Experimentamos a sensação de independência, sentimos o peso da distância e a falta de nossos familiares. Antes mesmo de vivenciarmos tudo isso, cruzamos o ponto de partida.

Não tem como esquecê-lo!  Aquele suor frio, a sala com fiscais a postos e cheia de carteiras etiquetadas. Era a marca e o exército do então vilão Vestibular. Tudo o que queríamos era consagração dos nossos esforços, das horas dedicadas ao estudo e das que passamos estudando as opções de cursos, cidades e universidades.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Marcha

Sem os outros,
sem construções,
sem obras,
não perceberia o tempo passar

Velhice é coisa de TV, 
de cinema.

Nossa velha e boa percepção
Ninguém precisa de relógio quando se tem crianças por perto. Essa convivência também é um excelente instrumento de medição. Sem medo, podemos depositar toda nossa confiança de que veremos o tempo caminhar. Já a idade, essa é outra história...

domingo, 6 de janeiro de 2013

Okay

Duas letras que dizem muito.

Uma expressão globalmente utilizada para afirmar que está tudo certo, correto e sem problemas. Na etimologia, os estudiosos ainda discutem o seu uso e a origem da palavra. Talvez seja isso então.

Na prática, o Ok pode atuar como dupla face. Cai muito bem para afirmar o contrário, que nada está certo. Para finalizar uma discussão é uma maravilha, principalmente por escrito, senão roubaria a função do 'beleza' da língua falada. Uma palavrinha que usamos dos dois lados e nunca nos deixa na mão.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Dois mil e sete

Você encontrará tesouros limpando suas coisas.

São relíquias, fragmentos da nossa história e sujeira. O destaque desse ano foi para um Laudo Psicológico do autor desse blog, realizado em 2007. Sim, eu tenho um Laudo Psicológico!

Não, eu não fui a uma psicóloga! Ela que veio até mim, ou melhor até nós. A oportunidade surgiu durante a conclusão do ensino médio, no auge dos meus dezessete anos, onde toda a turma poderia consultar da disciplina optativa para o autoconhecimento e orientação vocacional. De fato, uma proposta bastante interessante para o contexto do ano letivo.

Cinco anos depois, concluído meu curso de graduação, reencontrar esse laudo foi bem legal. Nesse tempo todo morei sozinho, fui pro exterior, aprendi com o coletivo e embarquei em muitas aventuras com os amigos. Todo esse período foi fundamental para a compreensão do si e de mundo e lendo novamente o documento, cheguei a conclusão que a psicóloga, embasada por sua metodologia, me conheceu profundamente antes mesmo de mim.

Dividido em histórico de vida e perfil psicológico, o laudo de duas páginas apresenta gráficos quantitativos e uma descrição detalhada sobre as atividades realizadas. Venho aqui eternizar partes desse documento para que ele seja outra vez uma surpresa quando reencontrar com esse texto na posteridade. 

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ritual

É como estar em transe. Talvez, um sinônimo. 

Não posso garantir com tanta veracidade pois realmente não sei quais os sintomas de tal estado. Acontece que chega um momento que se faz necessária uma canalização. Canalizar é acima de tudo a condensação e o escoamento do contínuo, da agitação. O produto é uma escultura de um complexo fluxo do formigamento cerebral.

Adicione um pouco de recomeço, de inspirações e uma pitada de fé renovada. Um delicioso turbilhão compreensível nessa época entretanto, há dias em que as coisas não se desprendem e eis aqui uma das  minhas soluções. 

Ancorar pensamentos é um descanso, uma terapia. Um ritual alvejante necessário. 

Feliz 2013, dzinteresses e dzinteressados